ASSIMILAÇÃO DE CORRENTES MENTAL por Chico Xavier
ASSIMILAÇÃO DE CORRENTES MENTAIS
Nos Domínios da Mediunidade – Capítulo
Neste Capítulo, André Luiz nos fala da sintonia existente entre o coordenador encarnado da reunião mediúnica que ele está observando e o Mentor espiritual responsável pelos trabalhos. É interessante fazer alguns comentários a partir da narração feita.
O Irmão Clementino abraçou-nos, acolhedor. A casa pertencia-nos a todos,
Clementino avançou em direção de Raul Silva, perto de quem se postou em muda reflexão;
Áulus convidou-me ao
psicoscópio e, graduando-o sob nova modalidade, recomendou-nos acurado exame.
Foi preciso que o Mentor (Clementino) espiritual reduzisse o seu nível vibratório para poder se comunicar com o coordenador encarnado ( Raul Silva ). O trabalho desenvolvido pelos trabalhadores desencarnados é bem maior que o dos trabalhadores encarnados. Por isso, a Espiritualidade não perde tempo com médiuns levianos.
“Clementino graduou o pensamento e a expressão, de acordo com a capacidade do nosso Raul e do ambiente que o cerca, ajustando-se-lhes às possibilidades, tanto quanto o técnico de eletricidade controla a projeção de energia, segundo a rede dos elementos receptivos. Cada vaso recebe de conformidade com a estrutura que lhe é própria.”
O pensamento é energia gerada pela mente. Ele tem forma e características que ainda não são somos capazes de mensurar. Essa energia determina o ambiente que criamos ao nosso redor. Por isso, uma pessoa que se fixa em uma ideia de ódio ou de vingança está prejudicando a própria saúde em primeiro lugar: ninguém vive em ambiente pestilento por muito tempo sem adoecer.
“Assim como possuímos na Terra valiosas observações alusivas à química da matéria densa, relacionando-lhe as unidades atômicas, o campo da mente oferecia largas ensanchas ao estudo de suas combinações… Pensamentos de crueldade, revolta, tristeza, amor, compreensão, esperança ou alegria teriam natureza diferenciada, com característicos e pesos próprios, adensando a alma ou sutilizando-a, além de lhe definirem as qualidades magnéticas… A onda mental possuiria determinados coeficientes de força na concentração silenciosa, no verbo exteriorizado ou na palavra escrita…”
Estamos cercados por espíritos o tempo todo. Influenciando e sendo influenciado. Cabe a cada um decidir, pela atitude e pelo pensamento, que tipo de companhia deseja.
“A mediunidade é um dom inerente a todos os seres, como a faculdade de respirar, e cada criatura assimila as forças superiores ou inferiores com as quais sintoniza. Por isso mesmo, o Divino Mestre recomendou-nos oração e vigilância para não cairmos nas sugestões do mal, porque a tentação é o fio de forças vivas a irradiar-se de nós, captando os elementos que lhe são semelhantes e tecendo, assim, ao redor de nossa alma, espessa rede de impulsos, por vezes irresistíveis.”
QUESTÕES PARA ESTUDO
1) O que fez com que os componentes encarnados emitissem tanta luz, conforme a descrição de A.L., antes do início da reunião ? Todas as pessoas tem essa mesma capacidade ? Explique.
Resposta; Os jatos de forças mentais vindo de um Espírito mentor desencarnado, que esteja em perfeita sintonia(vibração), sim todos os encarnados são médiuns de acordo com sua evolução
2) Qual a dedução que podemos tirar da seguinte explicação do Assistente: “Em qualquer estudo mediúnico, não podemos esquecer que a individualidade espiritual, na carne, mora na cidadela atômica do corpo, formado por recursos tomados de empréstimo ao ambiente do mundo. Sangue, encéfalo, nervos, óssos, pele e músculos representam materiais que se aglutinam entre si para a manifestação transitória da alma, na Terra, constituindo-lhe vestimenta temporária, segundo as condições em que a mente se acha.”
Resposta : Pode se transformar o corpo em avançado aparelho radiofônico, receptor e emissor, valendo-se o encarnado de seu aparelho físico, boca=alo falante, mente = irradiação, pés e mãos=robo, poros=miríades antenas, circuitos receptor e emissor por toda pele
3) Como é possível aos espíritos desencarnados amortecer o seu tom vibratório, como fez o irmão Clementino, e com que finalidade fazem isso ?
Resposta: O superior sempre tem a vantagem de poder graduar abaixo de si. Com a finalidade de sintonizar o outro espírito para implementar comunicação, no causo em pauta, Clementino reduziu sua vibração para sugerir a palestra na reunião sob os ensinamentos do Benfeitor.
4) Porque os espíritos desencarnados necessitam dos encarnados para socorrer os necessitados ? Não poderiam por eles mesmos efetuar esse socorro ?
Resposta: Porque os desencarnados carecem do corpo físico, que como dito acima é na verdade equipamento de alta complexidade que se locomove perceptível aos encarnados, fala e influencia conforme lhe prouver sua moral
5) Pode um espírito desencarnado comunicar-se através de qualquer um dos médiuns ? O que é necessário para que haja tal comunicação ?
Resposta: Sim, uma vez que se alinharem na mesma sintonia e vibração
6) O que é o “plexo solar” e qual a sua importância e finalidade ?
Resposta: É o 3º Chacra de cor amarelo, localizado atrás do estômago, verdadeira caldeira energética, responsável por nossa força e vitalidade e emissor de nossas emoções. É ele que nos fenomeliza as doenças quando desequilibrado.
Comparemos a organização de Silva, nosso companheiro encarnado, a um aparelho
receptor, quais os que conhecemos na Terra, nos domínios da radiofonia. A emissão
mental de Clementino, condensando-lhe o pensamento e a vontade, envolve Raul
Silva em profusão de raios que lhe alcançam o campo interior, primeiramente pelos
poros, que são miríades de antenas sobre as quais essa emissão adquire o aspecto de
impressões fracas e indecisas
7) Quais os fatores que podem influenciar na eficácia de um grupo de trabalhos mediúnicos ?
Resposta: Falta de concordância, desarmonia, falta de fé, falta de responsabilidade e de pontualidade nos horários, etc.. todas a s faltas de…risos..
8) Comente as seguintes assertivas:
8 -a) “A lâmpada em cujo bojo se faz luz arroja de si mesma os fotônios que são elementos vivos da Natureza a vibrarem no “espaço físico”, através dos movimentos que lhes são peculiares, e nossa alma, em cuja intimidade se processa a idéia irradiante, lança fora de si os princípios espirituais, condensados na força ponderável e multipla do pensamento, princípios esses com que influímos no “espaço mental”. Os mundos atuam uns sobre os outros pelas irradiações que despedem e as almas influenciam-se mutuamente, por intermédio dos agentes mentais que produzem.”
Resposta: comparemos a organização de Silva, nosso companheiro encarnado, a um aparelho
receptor, quais os que conhecemos na Terra, nos domínios da radiofonia. A emissão
mental de Clementino, condensando-lhe o pensamento e a vontade, envolve Raul
Silva em profusão de raios que lhe alcançam o campo interior, primeiramente pelos
poros, que são miríades de antenas sobre as quais essa emissão adquire o aspecto de
impressões fracas e indecisas
8 -b) “(…) … Pensamentos de crueldade, revolta, tristeza, amor, compreensão, esperança ou alegria teriam natureza diferenciada, com característicos e pesos próprios, adensando a alma ou sutilizando-a além de lhe definirem as qualidades magnéticas… A onda mental possuiria determinados coeficientes de força na concentração silenciosa, no verbo exteriorizado ou na palavra escrita…
Compreendia, desse modo, mais uma vez, e sem qualquer obscuridade, que somos naturalmente vítimas ou beneficiários de nossas próprias criações, segundo as correntes mentais que projetamos, escravizando-nos a compromissos com a retaguarda de nossas experiências ou libertando-nos para a vanguarda do progresso, conforme nossas deliberações e atividades, em harmonia ou em desarmonia com as Leis Eternas…”
Resposta; — a mediunidade é um dom inerente a todos os
seres, como a faculdade de respirar, e cada criatura assimila as forças superiores ou
inferiores com as quais sintoniza. Por isso mesmo, o Divino Mestre recomendou-nos
oração e vigilância para não cairmos nas sugestões do mal, porque a tentação é o fio
de forças vivas a irradiar-se de nós, captando os elementos que lhe são semelhantes
e tecendo, assim, ao redor de nossa alma, espessa rede de impulsos, por vezes
irresistíveis.
9) Como poderá um médium distinguir se um pensamento é seu ou de um espírito ?
Resposta; — o pensamento que nos é
exclusivo flui incessantemente de nosso campo cerebral, tanto quanto as ondas
magnéticas e caloríficas que nos são particulares, e usamo-lo normalmente,
acionando os recursos de que dispomos
É imprescindível muito cuidado no julgar,
porque, enquanto afinamos o critério pela craveira terrena, possuímos uma vida
mental quase sempre parasitária, de vez que ocultamos a onda de pensamento que
nos é própria, para refletir e agir com os preconceitos consagrados ou com a
pragmática dos costumes preestabelecidos, que são cristalizações mentais no tempo,
ou com as modas do dia e as opiniões dos afeiçoados que constituem fácil
acomodação com o menor esforço.
Basta, no entanto, nos afeiçoemos aos exercícios
da meditação, ao estudo edificante e ao hábito de discernir para compreendermos
onde se nos situa a faixa de pensamento, identificando com nitidez as correntes
espirituais que passamos a assimilar.
1 Comentário